BAIXE O LINUX SLACKWARE

domingo, 21 de abril de 2013

O termo “Slack” em inglês é uma gíria para preguiça, porém em “Slackware” o termo “slack” está relacionada à outra definição Slack Church of the SubGenius (Igreja dos Sub-Gênios). De acordo com os organizadores, “slack” significa “ter senso de liberdade, independência e originalidade para alcançar suas metas pessoais”. Sendo assim, o sistema operacional traduz bem a filosofia desse termo, que não possui ferramentas gráficas de configuração ( apenas as do KDE) que já fazem tudo pelo usuário. As configurações do sistema são feitas a partir da edição de documentos de texto, por isso o Linux Slackware é a preferido entre os usuários Linux mais experiente, pois procura oferecer o mínimo de facilidades possível.
A interface gráfica do DVD do Linux Slackware está bonita e atraente, disponibilizando alguns efeitos gráficos, como o famoso Cube Desktops. Quantos os programas encontrados nele, está o Amarok, reprodutor de músicas, o Mplayer, reprodutor de vídeos, o Pidgin, o mensageiro multiprotocolo, entre outros.
Essa nova versão do sistema operacional DVD do Linux Slackware, conta com muitos pacotes novos e melhorados. Além de que possui um gerenciador de pacotes próprio, o pkgrool (installpkg, upgradepkg, removekpg, explodepkg, makepkg), sem gerenciamento de dependências (alguns programas que adicionam esse gerenciamento, como o slapt-get e swaret). Um script com comandos complementares para a sua instalação. O formato dos pacotes .tgz é muito simples, similar a um .tar .gz contendo apenas os arquivos a serem instalados em suas respectivas pastas em relação à raiz do sistema. É baseada no Linux kernel 2.6.37.6, mas também vem com o kernel 2.6.38.4 como uma alternativa para usuários que desejam executar a versão mais recente, caracterizada pelo ambiente desktop KDE 4.5.5.


0 comentários:

Postar um comentário