O linux Kubuntu vem com o novo KDE que traz diversas novidades e melhorias no seu visual e também em aplicativos. Um novo gerenciador de arquivos muito legal chamado de Dolphin bem parecido com o Finder do Mac OS X e ícones incrementados com transparência e textura glossy.
Outra novidade é o Okular, um programa para visualizar diversos formatos de arquivos, como fotos e documentos de texto e pdf, bem parecido com o Preview do Mac OS X.
Para quem gosta de audio e vídeo o framework Phonon traz ferramentas já embutidas para trabalhar com mídia.
O KDE oferece num só pacote a maioria dos aplicativos que um usuário pode desejar num sistema operacional.
O Kubuntu apresenta muitas semelhanças com o Ubuntu, as principais diferenças são que a versão padrão do Ubuntu vem com o desktop Gnome + programas Gnome (ex: Evolution) + ferramentas administrativas para Gnome (ex: Synaptic). A versão padrão do Kubuntu vem com o desktop KDE + programas KDE (ex: Kontact) + ferramentas administrativas para KDE (ex: Adept). Entretanto, estes são apenas os programas instalados por padrão. Alguém pode instalar o Ubuntu e então instalar o KDE, ou mesmo o 'metapacote' Kubuntu para ter todos os programas do Kubuntu. Ou mesmo ter uma mistura dos dois, de acordo com preferência. Há algumas desvantagens em fazer isso, já que será necessário mais espaço no disco e mais memória, já que o Gnome usa uma biblioteca chamada GTK e o KDE usa o Qt, mas é pouca coisa para computadores modernos. Para computadores realmente antigos, talvez o mais aconselhável seja o Xubuntu.
0 comentários:
Postar um comentário